top of page

Projeto Cachos


(Ashiley - 8 anos/ inspiração para o projeto)


Oiiii gente


Hoje vou falar de um projeto super bacana sem fins lucrativos que ta sendo realizado pela fotógrafa Kika Damasceno, onde o foco principal são as crianças crespas e cacheadas. Eu achei que devia escrever sobre esse ensaio aqui, porque isso é a coisa mais linda que se pode fazer para que as crianças entendam que o nosso mundo é nosso e nós podemos ser quem quisermos, inclusive esbanjando nossos cabelos cheios de atitude.

A primeira parte do ensaio fotográfico aconteceu em Sorocaba com 11 crianças. O objetivo é fotografar 20 no total em cada ensaio, entre meninas e meninos, para mostrar as madeixas dos pequenos. Fiz uma pequena entrevista com ela para saber mais sobre o projeto, que você confere agora:


Toca da Coruja: Como você teve a ideia de fotografar crianças crespas e cacheadas?

Kika: Para incentivar não só as crianças como adultos, a gostarem do cabelo. Eu mesma gosto muito de cabelo cacheado e crespo e sempre que converso com alguem que tem o cabelo afro, diz que queria o cabelo liso. A fotografia pode ser usada de várias formas e eu aquero que as pessoas se olhem na foto e se gostem, olhem o cabelo crespo e pensem "sim, eu tenho cabelo crespo, é armado, uso turbante e é lindo".


TC: Você se inspirou em alguém para o projeto?

K: Na minha enteada. Ela via o cabelo da mão liso e queria igual, chegou a fazer progressiva. E sempre que vinha pra minha casa estava sempre de cabelo bem esticado ou com trança. Aos poucos, quando a Ashiley estava na minha casa, eu fui deixando o cabelo dela black e colocava umas flores bem bonitas para enfeitar. Com o tempo a mãe dela começou a mandá-la com tiaras e com o cabelo mais natural. Mas um dia ela chegou de novo de cabelo liso e eu quase chorei, porque ela não tem muito cabelo e acabou ficando feio. Penso que deve passar pela cabeça dela o porque de ter cabelo cacheado se todo mundo tem cabelo liso. Então decidi fazer para incentivar mesmo, todos. Inclusive eu fiz um ensaio só com ela para abrir o projeto.


(Gustavo - 9 anos/ Ashiley - 8 anos)


TC: Você teve um bom retorno das mães dessas crianças?

K: Nossa, muita gente me procurou e ainda está procurando. Pra minha surpresa, pessoas do Brasil inteiro (e até do exterior) me procurando por causa do projeto e pra fazer as fotos. Então o retorno foi muito grande e bem bacana.


TC: .Como foi o primeiro dia de fotos?

K: Foi bem bacana, a principio eram 16 crianças mais a minha filha e a Ashiley. Todas as mães estavam bem empolgadas as crianças muito lindas. Teve mãe que levou fantasia e emprestou para outras crianças. Quem não tinha turbante e flor também usou emprestado. E o mais legal é que as crianças se divertiram bastante, brincaram no parquinho que tinha lá e eu fui registrando esses momentos. No total foram 11 crianças.


TC: Você pretende fazer esse projeto em outras cidades?

K: Sim, como já vai acontecer o próximo em São Paulo. Algumas mães eram de fora de Sorocaba e isso foi bacana, uma dessas mães disse que tinha uma amiga que estava louca para participar. Então eu expliquei que eu poderia ir para outras cidades desde que as mães se juntassem e pagassem nossos custos além da cesta básica que é a inscrição, que será mandada para alguma instituição ou para Minas Gerais. Então já estão organizando a minha ida para SP, o ensaio será realizado no Beco do Batman na Vila Madalena e dez crianças já estão confirmadas. E se mais pessoas arcarem com os custos de outras cidades eu vou sem problema algum.



O incrível é que tem vários tipos de cachos nesse ensaio, o que só reafirma que TODO CACHO/CRESPO É LINDO e cada um tem que aceitar o seu cabelo natural como ele é, não ficar desejando o cacho alheio, afinal como todas nós já sabemos muito bem CADA CACHO É UM CACHO.


E não se esqueça nunca EM TERRA DE CHAPINHA QUEM TEM CACHO É RAINHA!!!!!


Esta é só a primeira parte de uma série de posts que eu vou fazer relacionados a esse projeto e se ela vier para São Paulo, vou acompanhar tudo de pertinho. Para quem quiser ver todas as fotos do projeto acessem o blog da Kika e na página do face dela que ela vai postar tudo lá.


Espero que vocês tenham gostado e tudo esperem por mais posts sobre esse projeto. Um grande beijo e até a próxima


TAINAH FONSECA

Maquiadora, 23, cacheada, bióloga, atriz, otimista, criança. Acredito que tudo sempre tem seu lado bom e que dá para se divertir fazendo qualquer coisa. Tornar cada dia mais feliz é o que eu tento fazer todos os dias. Maquiagem é uma paixão. Vem comigo se divertir. Bem vindos!

 

TO NA REDE
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Entre em contato e tenha sua marca              divulgada no blog

Anuncie Aqui

Facebook
TAGS
Nenhum tag.
bottom of page